A piscina ensina – a educação por meio da natação

Publicado em 1 de outubro de 2019

Além de ser uma prática que garante inúmeros benefícios físicos e mentais, a natação é um ótimo método para auxiliar no desenvolvimento da criança em níveis que ultrapassam os contextos esportivos e de saúde.

A educação por meio da natação vai muito além de apenas ensinar a prática. Favorece o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, afetivo e social da criança. Bem como, possui fundamental importância na formação da personalidade infantil e no desenvolvimento da inteligência, sendo uma ótima maneira que combina exercício de estimulo e adaptação ao meio líquido.

Por meio de exercícios e brincadeiras, a natação promove resultados satisfatórios na educação, lazer e saúde da criança, aperfeiçoando habilidades motoras múltiplas, melhorando a capacidade física, a agilidade, a coordenação, o desenvolvimento escolar e o equilíbrio.

Pesquisas apontam que crianças que tiveram uma educação por meio da natação em idade pré-escolar se desenvolveram melhor e mais rapidamente se comparadas com outras que não tiveram a mesma educação. A filosofia do esporte auxilia na construção de um cidadão educado, respeitoso e com bons valores morais, que poderá ter uma vida muito mais tranquila e harmoniosa em sociedade.

Mas é importante lembrar: para que o processo de desenvolvimento infantil seja melhor aproveitado em todos os seus benefícios, é necessário respeitar todas as fases do processo pedagógico.

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
mais antigo
o mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] mais: A piscina ensina – a educação por meio da natação A criançada na água O sucesso passa por, essencialmente, duas etapas.  A primeira delas é a […]

trackback

[…] educação por meio da natação é iniciada por um processo pedagógico dividido em três fases. Essa etapa é […]